segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Como Vender Seu Imóvel Com o Mercado Imobiliário Desaquecido

Como Vender Seu Imóvel Com o Mercado Imobiliário Desaquecido

Evite dar exclusividade para uma corretora, seja flexível ao negociar o pagamento, isso pode significar sucesso da venda.

Vender um imóvel nunca foi tarefa fácil, especialmente quando há muitos apartamentos à venda. Antes de tentar vender o seu imóvel, portanto, é importante ter uma idéia clara do quanto vai pedir por ele, qual o mínimo que está disposto a aceitar pelo apartamento e quanto tempo está disposto a esperar para vender o imóvel. Essas respostas são importantes, pois vai ajudá-lo a definir sua estratégia de negociação caso venha a receber uma oferta.

Por exemplo, se você gastou muito dinheiro reformando o apartamento, é justo que queira que estas melhorias sejam refletidas no preço de venda. Entretanto, o excesso de oferta de apartamentos acaba pressionando os vendedores a reduzir os preços de venda, e se você não pode esperar um pouco mais para vender, é possível que não consiga incluir o custo da reforma no preço de venda.

Pense bem antes de embarcar em uma reforma muito cara, pois o mercado imobiliário é cheio de modismos, e você corre o risco de fazer alterações na planta que acabem dificultando a venda do apartamento. Por exemplo, se você tem um apartamento de dois quartos e para aumentar a sala tirou um dos quartos, apesar de ter aumentado um dos cômodos do imóvel você reduziu o número de quartos, o que reduz o número de pessoas interessadas na propriedade.

Para lhe ajudar a encontrar o melhor valor para sua venda no menor prazo, listamos abaixo algumas dicas de especialistas no assunto.

Procure Uma Imobiliária

Visite as corretoras imobiliárias localizadas na redondeza de seu imóvel, e peça uma avaliação do preço. Mas não hesite em visitar pelo menos quatro delas, pois o preço pode variar muito entre corretores. Nunca dê exclusividade de venda para uma corretora, isto acaba reduzindo suas chances de venda. Depois que o corretor avaliar seu imóvel, pergunte a ele em que se baseou para chegar ao valor de venda recomendado.

Lembre-se que nem sempre o maior preço é o mais correto. Pesquise por conta própria as ofertas de imóveis semelhantes ao seu na mesma região e desconte de 10% a 20%, que é a margem de barganha utilizada nas negociações. Muitas pessoas preferem tentar vender sozinhos seus imóveis, para isso colocam placas de 8862; vende-se 8863; na fachada e anunciando no jornal. Você pode até fazer isso, mas com a ajuda de uma empresa especializada, que possa lhe orientar sobre preços, prazos, fica mais fácil encontrar um comprador.

Aceitar Usado Como Parte de Pagamento Ajuda

Assim como acontece quando você vende seu automóvel usado para uma concessionária, e recebe por ele um valor abaixo do preço de mercado, você deve tentar fazer o mesmo nas ofertas envolvendo outros imóveis. Não se esqueça que, a menos que você queira manter o imóvel para uso próprio, vai precisar vendê-lo o que implica em custos adicionais e, no caso de um comprador exigente, descontos no valor de venda.

Certamente a situação ideal é aquela em que depois de pouco tempo você recebe uma oferta à vista e sem desconto, mas caso isso não aconteça e você precise do dinheiro talvez valha a pena aceitar parte do pagamento em imóvel. O importante é conhecer bem a localização deste outro imóvel para não sair no prejuízo!


Facilite o Pagamento

Mesmo que você não seja um banco, procure negociar a forma de pagamento com seu comprador. Muitas pessoas já buscam um financiamento junto a uma instituição financeira, tratando do negócio diretamente com ela. Alguns bancos, como a Caixa Econômica Federal (CEF), possuem painéis com fotos de residências, o que é benéfico tanto para eles, quanto para os proprietários dos imóveis.

Por outro lado, se o interessado em seu imóvel não conseguir crédito num banco, tente financiá-lo em até 30% do valor. Não passe desse limite, pois os riscos de inadimplência são altos. Quantias como 70% são mais indicadas para grandes construtoras que já têm um departamento financeiro bem desenvolvido. No contrato de venda, não deixe de estabelecer os reajustes das parcelas, utilizando, por exemplo, a TR (taxa referencial).

Despesas Com a Venda

A maior despesa será aquela relacionada com a corretagem da venda. Geralmente, a taxa paga ao corretor varia entre 4% e 6% do valor do imóvel. Além disso, preste atenção ao montante de imposto de renda que será preciso pagar. A alíquota cobrada pela Receita Federal é de 15% sobre o ganho de capital, mas há casos de isenção.

Boa Sorte!

Estabeleça um prazo para vender seu imóvel. Normalmente, para efetuar um bom negócio, o prazo não deve exceder 7-12 meses. Antes disso, seu preço pode estar baixo.

Pense em seu custo de oportunidade, ou seja, o que você estaria deixado de ganhar se estivesse aplicando o dinheiro da venda, ou comprando uma casa nova. Portanto, se ao longo dos meses não aparecerem boas propostas, é provável que você esteja pedindo demais pelo imóvel. Não deixe o lado emocional falar mais alto. Muitas vezes você pode estar deixando de aproveitar uma outra oportunidade por questões afetivas. Tenha calma, mas seja racional.

Espero que você tenha considerado este boletim informativo como uma experiência de aprendizado interessante. Obrigado...

Ricardo Severini - Creci MGF 0024655
Andréa Severini - Creci MGF 0024652

Então, se você está procurando mais informações sobre as imóveis, ou quer saber como encontrar em Poços de Caldas, MG o imóvel dos seus sonhos, em seguida, ir para: http://www.severiniimoveis.com.br - Ou muito melhor visite a sede da empresa, que está localizada:


Severini Properties – Consultoria Imobiliária – Creci 2891 J
Rua Rio Grande do Sul, 569
Centro
Poços de Caldas, MG
CEP 37701-740
Brasil

Fone: (35) 3722 6556 - Escritório
Fone: (35) 9102 8951 - Ricardo
Fone: (35) 9146 6242 – Andréa

Andréa Severini, formada em administração de empresa, bilíngue, já trabalhou para grandes empresas na área de marketing internacionalmente.

Através de suas inúmeras viagens desenvolveu uma verdadeira paixão por arquitetura, decoração e principalmente propriedades.

A sua imobiliária é reconhecida sempre a oferecer aos seus clientes o imóvel de seus sonhos. Andréa trabalha com seu irmão e parceiro Ricardo Severini em realizar este objetivo.

Ricardo Severini, formado em Comercio Exterior, bilíngue, já trabalhou para grandes empresas na área de “Real Estate” (imóveis) internacionalmente.

Através de seus inúmeros trabalhos no exterior, em mais de 33 países com quem já trabalhou e visitou Ricardo já ganhou vários prêmios no exterior como melhor diretor de vendas para o Caribe, Florida, e Itália.

http://www.severiniimoveis.com.br - A sua imobiliária é reconhecida Internacionalmente sempre a oferecer aos seus clientes o imóvel de seus sonhos. Ricardo trabalha com sua irmã Andréa Severini em realizar este objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário